You are here

Share page with AddThis

Lagarta Mineira dos Citrinos

Proteja as suas culturas de citrinos da lagarta mineira, conheça a sua morfologia, os prejuízos que provoca e conheça soluções para resolver o problema.

Phyllocnistis citrella, Stainton



Morfologia

  • Ovos: têm cerca de 0,3 mm de comprimento e são planos, ligeiramente ovais e translúcidos;
  • Larvas: são de cor castanho-erverdeado. Possuem cinco pares de falsas patas e passam por quatro estádios, alimentando-se apenas nos três primeiros. No final atingem cerca de 3 mm;
  • Crisálidas: são de cor castanho-amarelada e têm cerca de 2,5 mm;
  • Adultos: são microlepidópteros com cerca de 2,5 mm de comprimento. A envergadura é de 4 a 5 mm, as antenas são longas mas não vão além de metade do corpo. As asas anteriores apresentam um ponto escuro no estremo e, mais ou menos a meio uma linha irregular que separa uma zona anterior coberta de escamas prateadas, de outra, posterior, também prateada com escamas amareladas e castanhas.



Biologia
 

No Verão e inicio do Outono uma geração pode demorar 14 a 17 dias. Á medida que a temperatura desce, o ciclo biológico pode ser duas a três vezes maior. A postura é feita isolada ou em grupos perto da nervura central, normalmente na página inferior. Quando os ataques são fortes, e existe humidade relativa elevada, as posturas podem ser na página superior da folha e lançamentos. Ao nascer, as larvas, introduzem-se sob a epiderme e iniciam uma galeria sinuosa que aumenta progressivamente, comprimento e largura, atingindo na fase final a margem da folha. A separação da epiderme e a entrada de ar, dá a estas galerias um aspecto prateado, onde se distingue uma linha escura a meio que são os escrementos. Quando atingem o quarto estádio, as larvas já não se alimentam e tecem uma câmara na margem da folha, que se enrola para baixo ou para cima, onde a crisálida se abriga até sair o adulto.



Prejuizos
 

Os maiores prejuizos são em árvores novas, com folhas e lançamentos tenros, mais apetecíveis aos hábitos alimentares desta praga. Daqui temos o enfraquecimento e atraso no crescimento das árvores, devido á destruição do sistema foliar, na medida em que as folhas minadas ficam enroladas, retorcidas e acabam por algumas cair. Nas árvores adultas, ao que parece, a produtividade não é muito afectada.



Estratégia de Protecção
 

Quando se encontrarem as primeiras folhas minadas, devem-se iniciar os tratamentos. Devem realizar-se tratamentos em intervalos de 5 a 14 dias, conforme a intensidade dos ataques e a época em que se realizam, ou seja, intervalos mais curtos no Verão e mais espaçados no Outono, de modo a proteger as jovens folhas que vão aparecendo.



Soluções Syngenta
 

Problema - imagens


Clique na imagem para ampliar

Lagarta Mineira

Citrinos

Lagarta Mineira

Citrinos

Lagarta Mineira

Citrinos

Lagarta Mineira

Citrinos

Lagarta Mineira

Citrinos