You are here

Share page with AddThis

Deflectores – Sementes tratadas

A importância do uso de Deflectores

A definição e colocação em prática de técnicas de agricultura responsável e sustentável é uma das prioridades da Syngenta. No que respeita à utilização de sementes tratadas as boas práticas passam por medidas simples mas eficazes na salvaguarda da protecção do utilizador e do ambiente, as quais podem ser consultadas na brochura - Guia de boas práticas.

A utilização de deflectores em semeadores pneumáticos, para sementeira de sementes tratadas com neonicotinoides, é obrigatória ao abrigo da Directiva 2010/21/UE, desde 1 de Novembro de 2010.

No sentido de alertar os utilizadores de sementes tratadas, a DGADR emitiu a circular nº 3/DG/2010 cujo excerto se apresenta

EM QUE CONSISTE?

Consiste num aparelho cujo objectivo é dirigir o pó libertado durante a sementeira para o solo.

Esta prática permite proteger o utilizador da inalação de pós durante a sementeira e reduz a libertação de pó para as margens dos campos semeados.

 

CIRCULAR n°3/DG/2010

" ...Assim deve ser desde já assegurado que:

  1. Os semeadores pneumáticos usados na sementeira de sementes tratadas com produtos fitofarmacêuticos contendo imidaclopride, tiametoxame, clotianidina e fipronil sejam equipados com defletores que minimizem a libertação de poeiras;
  2. Quando da aquisição de semeadores novos, os mesmos devem já estar equipados com dispositivos apropriados para direccionar o fluxo de ar e poeiras para o sulco no solo no decurso das operações de sementeira;
  3. Só podem ser utilizadas sementes cuja rotulagem refira de forma legível o produto fitofarmacêutico utilizado no tratamento da semente bem como as respetivas precauções toxicológicas ecotoxicológicas e ambientais;
  4. Deve ser garantida ao agricultor a aquisição de semente cujo tratamento tenha sido realizado apenas em unidades especializadas e com técnicas adequadas que garantam uma boa qualidade no revestimento da semente tratada.

As medidas referidas são obrigatórias a partir de 1 de Novembro de 2010, no quadro da Diretiva 2010/21/EU anteriormente mencionada... "
 

Para responder à necessidade dos agricultores a Syngenta desenvolveu o seu próprio deflector adaptável a algumas marcas e modelos (lista de semeadores compatíveis).

Colocamos também ao seu dispor um filme que pretende elucidar e demonstrar a simplicidade deste sistema.