You are here

Share page with AddThis

Dessecação da Rama em Batata


Um dos factores mais importantes na produção de batata é a manutenção da qualidade fisiológica e fitossanitária das plantas até ao final do seu ciclo cultural, ou seja, até à data da colheita.

A dessecação da rama permite, regular o tamanho dos tubérculos e uniformizar a maturação das plantas, facilitando a colheita mecânica.

A cultura da batata está sujeita a ataques tardios de doenças, as quais podem comprometer a produção final. Dessa forma, a destruição da parte aérea das plantas, com alguma antecedência face à sua senescência normal é indispensável para a manutenção da sanidade dos tubérculos (produção final).

É para assegurar esta sanidade que se procede à aplicação de um dessecante sobre a rama da cultura.

Um dessecante deve ser considerado satisfatório quando promove a rápida e total dessecação de folhas e caules, sem causar nenhum tipo de dano aos tubérculos.

O herbicida diquato – REGLONE – é largamente utilizado como dessecante da rama da batata, recomendando-se a sua aplicação no período da manhã, quando as temperaturas são mais frescas e a sua activação pela luz é facilitada e potenciada.

Soluções Syngenta


Problema - imagens

Click an image to enlarge it

Dessecação da Rama

Batata