You are here

Share page with AddThis

Infestantes em Citrinos


São todas plantas indesejáveis que se desenvolvem nos pomares de citrinos. As infestantes dividem-se em duas subclasses, as Monocotiledóneas e as Dicotiledóneas, depois em famílias, géneros e espécies. Para além desta divisão, as plantas podem ser vivazes (vive mais de dois anos, renovando anulamente os caules) ou anuais (vive só um ano).

Prejuízos
 

Os prejuízos causados pela presença de infestantes num pomar de citrinos, são vários, desde a concorrência pela água e nutrientes com as árvores, até servem como hopedeiros de várias pragas e doenças. Logo, perdas de produtividade.

Estratégia de protecção
 

No período invernal, com presença de alguma humidade no solo e ausência de resíduos, aplicar herbicidas resíduais para manter o pomar livre de infestantes durante uns meses. Depois no restante período do ano, ir fazendo aplicações com um herbicida total não residual e sistémico, com o devido cuidado de não atingir as árvores. Para pomares com idades inferiores a quatro anos, utilizar um herbicida total de contacto não resídual. No caso de infestantes da famlia das gramíneas, anuais ou vivazes, aplicar um herbicida sistémico, selectivo e não resídual.

Soluções Syngenta
 

Problema - imagens
Clique na imagem para ampliar

Infestantes
Citrinos