You are here

Share page with AddThis

Infestantes em Olival


As infestantes são consideradas inimigos-chave, por poderem causar, sistematicamente, importantes prejuízos em virtude da competição pela água e pelos nutrientes existentes no solo, em particular nos períodos críticos de maior desenvolvimento vegetativo.

As infestantes podem traduzir-se na diminuição do crescimento das jovens plantações e na redução da quantidade e qualidade dos produtos colhidos, principalmente por serem hospedeiras de pragas e de fomentar um ambiente demasiado húmido, favorável ao desenvolvimento de doenças.

O conhecimento das infestantes e do modo como evolui face às diversas técnicas culturais é importante para o delineamento duma estratégia de combate eficaz.

A selecção dos herbicidas depende da natureza e estado de desenvolvimento das infestantes, condicionantes da sua eficácia e do nível de susceptibilidade e resistência aos herbicidas, das características do solo e das condições climáticas.

A utilização dos herbicidas em substituição da mobilização, oferece enumeras vantagens:

  • evita estragos nas raízes e no tronco da oliveira;
  • diminui a erosão da camada mais rica do solo;
  • contribui para a manutenção da humidade do solo;
  • facilita a entrada das máquinas de colheita;

O emprego excessivo e irracional dos herbicidas pode, ainda, ocasionar desequilíbrios e potenciar a ocorrência de infestantes resistentes a algumas substâncias activas.

Soluções Syngenta
 

Problema - imagens

Clique na imagem para ampliar

Infestantes em Olival

Olival