You are here

Share page with AddThis

Míldio em Citrinos

Míldio ou aguado dos citrinos

Phytophtora spp.


Também conhecido por aguado, é uma doença causada por fungos do género Phytophtora. A infecção ocorre a partir da mudança de cor dos frutos, ou seja, inicio do Inverno. Os factores de desenvolvimento desta doença são a humidade, chuvas persistentes, solos pesados, insenção de vegetação que favorece os salpicos e as temperaturas baixas.



Biologia
 

Durante o Verão os fungos encontram-se “hibernados” no solo, principalmente na forma de Clamidósporos, podendo também estar na forma de oósporos. Quando as condições lhes são favoráveis germinam, dando origem aos zoosporângios, que por sua vez libertam os zoósporos. Estes, arrastados pelos ventos e chuva, vão penetrar pelos estomas das folhas e dar origem ás infecções primárias. Assim, uma vez desenvolvidos dão origem a novos zoosporângios, sintomas vísiveis da doença, a que chamamos de infecção secundária, podendo dar ou não origem a zoósporos.



Sintomas
 

  • Aparecem geralmente nas folhas e frutos perto do solo, 1 a 1,2 m, com chuvas e ventos fortes podem aparecer em pontos mais altos;
  • Nas folhas o ataque manifesta-se no vértice, com manchas nas folhas de cor olivácea nas laranjeiras;
  • As folhas atacadas acabam por cair, pode observar-se uma ligeira pubescência branca na página inferior;
  • Nos frutos forma-se manchas descoloridas, que tomam um tom acastanhado, bem como exalam um odor acre muito característico e acabam por cair, são depois atacados por outros fungos saprófitas (Penicillium spp.);
  • Com o tempo seco após a infecção, a casca dos frutos pode apresentar-se firme, elástica, acastanhada e ressequida.



Estratégia de protecção
 

Iniciar os tratamentos no final do Outono até Março, dependendo da intensidade e periodicidade das chuvas, em pulverizações com fungicidas cúpricos e ou outros. Os tratamentos devem intersectar as copas e o solo subjacente ás mesmas.



Soluções Syngenta
 



Problema - imagens
Clique na imagem para ampliar

Laranjas
Citrinos