Syngenta celebra 10 anos de Operation Pollinator na Feira Nacional de Agricultura

Eventos

O Operation Pollinator é um programa internacional da Syngenta para incremento das populações de insetos polinizadores e estímulo da Biodiversidade nos campos agrícolas.

O 10º aniversário do projeto é assinalado na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, com um debate no dia 13 de Junho à tarde, e uma exposição fotográfica patente na feira.

Programa:

14:30h – Receção e acreditação dos convidados com visita à exposição fotográfica dos “10 anos Operation Pollinator”;

15:00h – Sessão de abertura:

  • Boas vindas pela Eng.ª Felisbela Torres de Campos (Responsável Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta Portugal)
  • Discurso inaugural pelo Eng.º Eduardo Oliveira e Sousa (Presidente da CAP)

15:20h – “Acelerar a inovação num mundo em mudança“ – os novos compromissos da Syngenta

Eng.º António Saraiva, Responsável Business Sustainability da Syngenta AME e Sul da Europa

15:35h – Balanço dos 10 anos do Operation Pollinator em Portugal

Eng.ª Felisbela Torres de Campos, Responsável Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta Portugal

15:45h – Debate “Biodiversidade e Agricultura, uma aliança necessária”:

  • Moderador do debate: Eng.º José Diogo Albuquerque (Gestor do site de agricultura “Agroportal” e ex-Secretário de Estado da Agricultura)
  • Oradores:
    • Eng.º José Palha, CEO da Pereira Palha Agricultura Lda. – Exemplo de uma empresa agrícola familiar sustentável;
    • Eng.º António da Paula Soares, Presidente da ANPC;
    • Eng.º Rui Barreira, especialista em Conservação da Natureza da ANP em Associação com a WWF;
    • Eng.º João Casaca, Secretário-Geral da FNAP;
    • Eng.ª Clarisse Boto, Agronomist da Vitacress;
  • Conclusões do debate: Representante Português na Comissão Europeia (a confirmar)

17:00h – Formalização da assinatura de dois protocolos entre a Syngenta e duas empresas do setor agroalimentar;

17:15h – Cerimónia de entrega dos prémios “10 Anos de Operation Pollinator”;

17:45h – Encerramento do evento com vinho da Lagoalva.

O Operation Pollinator teve início há 15 anos no Reino Unido e decorre atualmente em oito países europeus, incluindo Portugal, onde começou em 2009. A nível nacional foi implementado em várias quintas-piloto: Estação Agrária de Viseu (macieiras), Escola Superior Agrária de Castelo Branco (olival e cerejeiras), Sogrape (vinha), Quinta do Vilar (macieiras), Quinta da Ermegeira (pereiras), Quinta da Cholda (milho), Vitacress (hortícolas de ar livre), Herdade do Pinheiro (arroz) e, mais recentemente, na Bacalhôa Vinhos.

Durante o evento na Feira Nacional de Agricultura serão formalizados novos protocolos para implementação do Operation Pollinator nos campos agrícolas de duas empresas Agroalimentares de referência em Portugal.

O projeto Operation Pollinator consiste na instalação de margens multifuncionais nas parcelas agrícolas para atrair insetos polinizadores e outra fauna auxiliar benéfica para a agricultura. Estas margens multifuncionais são corredores verdes, com 1,5 m a 5 m de largura, que alternam com as culturas agrícolas, ou podem ser instaladas em zonas marginais das parcelas agrícolas, ocupando em geral 3% a 6% da área da exploração.

Em parceria com centros de investigação e universidades, a Syngenta estudou as espécies autóctones de plantas aromáticas e herbáceas mais indicadas para usar nas margens multifuncionais, e selecionou a mistura de sementes ideal para que estes corredores verdes se mantenham floridos durante a maior parte do ano, atraindo os polinizadores que aí encontram condições para se fixar, alimentar e reproduzir-se. As sementes são fornecidas pela empresa portuguesa Fertiprado e usadas em todas as explorações agrícolas da Península Ibérica que participam no Operation Pollinator.

A criação de habitats para os polinizadores foi comprovada por estudos independentes, que atestam que o Operation Pollinator pode contribuir para  aumentar o número de abelhas silvestres até 600%, o número de borboletas até 12 vezes e de outros insetos mais de 10 vezes, num ciclo de 3 anos.

A presença de polinizadores e outros insetos benéficos nos campos agrícolas permite um maior equilíbrio das pragas e maior produção e qualidade das culturas agrícolas que dependem da polinização. O Operation Pollinator também ajuda a reduzir significativamente a erosão do solo e a proteger os valiosos recursos hídricos de eventuais contaminações.

Na Península Ibérica este programa já ajudou a incrementar a biodiversidade em 16.257 hectares de terrenos agrícolas e a nível mundial já totaliza 6,4 milhões de hectares beneficiados. O Operation Pollinator faz parte do The Good Growth Plan, o plano de compromissos da Syngenta para com os  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.