Syngenta lança Affirm Opti - nova solução para controlo de lepidópteros em fruticultura

Eventos
Syngenta lança Affirm Opti

O lançamento do Affirm Opti decorreu a 6 de Junho no polo de Alcobaça do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, com a presença de técnicos de organizações de produtores e da distribuição, oriundos das principais regiões frutícolas do país.

Patrícia Vicente, investigadora do INIAV, enquadrou o tema do evento com uma apresentação sobre as principais pragas das pomóideas e respetivas medidas de proteção dos pomares. Entre outras, destacou o bichado da fruta como praga-chave das pomóideas, presente nos pomares em todo o país, e com tendência para aumento da severidade e da frequência dos ataques, devido às alterações climáticas. «O controlo do bichado da fruta representa 70% do total dos inseticidas utilizados em pomóideas», esclareceu a investigadora, recomendando o uso de armadilhas com feromonas para monitorização da praga e estabelecimento do nível económico de ataque.

Syngenta lança Affirm Opti - nova solução para controlo de lepidópteros em fruticultura

O Affirm Opti é um inseticida autorizado para controlo de lepidópteros, nomeadamente, bichado da fruta, lagartas mineiras e traça-pandemis, em pereira e macieira, anársia e traça oriental, em pessegueiro e nectarina, e bichado-das-ameixas.

A Syngenta desenvolveu o Affirm Opti com baixa dose de benzoato de emamectina, a única substância ativa do produto, que se destaca pela sua formulação com duas tecnologias inovadoras: Pepite (grânulos dispersíveis em água, que representam maior comodidade e segurança para o utilizador) e Visiq (um escudo que protege as partículas de substância ativa dos efeitos de degradação pelos raios UV, para maior persistência de ação do produto). Graças à sua formulação inovadora o Affirm Opti não necessita de adição de adjuvantes, resultando também por esta via numa redução da dose de substâncias químicas no pomar. A baixa dosagem do Affirm Opti é fundamental para uma boa gestão dos resíduos na fruta, em linha com as necessidades da cadeia de valor alimentar, e permite aplicações com impacto reduzido na fauna auxiliar.

O Affirm Opti atua nas diferentes fases de desenvolvimento dos lepidópteros (ovos, larvas e adultos), mas tem uma ação marcadamente ovo-larvicida. Recomenda-se iniciar os tratamentos antes do início da eclosão dos ovos ou ao pico de voo nas primeiras eclosões de ovos o mais tardar. Estão autorizadas 3 aplicações por campanha, num máximo de 2kg/hectare. O intervalo de segurança do produto é de apenas 7 dias.

Syngenta lança Affirm Opti - nova solução para controlo de lepidópteros em fruticultura

Maria do Carmo Pereira, responsável de Marketing da Syngenta para Especialidades e Hortícolas na Península Ibérica, explicou que o lançamento do Affirm Opti ocorre numa conjuntura europeia e nacional de grandes restrições ao uso de substâncias ativas para controlo de pragas e doenças em fruteiras: «nos próximos 3 anos teremos um impacto significativo no mercado, com restrições ao uso de diversas substâncias ativas (…) os agricultores enfrentam um enorme desafio técnico para controlar eficazmente as pragas e doenças, gerir resistências aos produtos e produzir fruta com o mínimo de resíduos», afirmou a responsável.

Nesta conjuntura de mercado, a Syngenta aposta numa nova aproximação à proteção de culturas, com soluções integradas, que incluem também os bioinsecticidas. Este ano a empresa lançou em Portugal o Costar, um bioinsecticida para controlo de todo o tipo de lagartas em culturas hortícolas, árvores de fruto, brássicas e plantas ornamentais. Está autorizado em mais de 50 culturas agrícolas e é especialmente indicado para utilização em programas de Produção Integrada e Modo de Produção Biológico, sendo compatível com aplicação de insetos auxiliares e com a técnica da confusão sexual.

O Costar é constituído por esporos e cristais proteicos de Bacillus thuringiensis (Bt) da espécie Kurstaki, a mais usada em todo o mundo no controlo de lagartas. Distingue-se de outros produtos da mesma gama pela sua elevada concentração de Bt. Este bioinsecticida é usado em Espanha com bastante sucesso em culturas hortícolas, nomeadamente no controlo da Tuta absoluta em tomate.

-----------------

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma das empresas líderes no setor agrícola. A nossa ambição é contribuir para a segurança alimentar mundial, ao mesmo tempo que cuidamos do planeta. A nossa proposta de valor é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura, através de investigação de ponta e de soluções inovadoras para as culturas agrícolas. Com 28.000 funcionários em mais de 90 países, trabalhamos para transformar a forma de produzir plantas. Através das nossas parcerias, colaboradores e do Good Growth Plan assumimos um compromisso com a melhoria da produtividade das culturas agrícolas, a recuperação dos solos em degradação, o incremento da biodiversidade e a revitalização das comunidades rurais.

Para obter mais informações visite: www.syngenta.pt | Youtube https://www.youtube.com/user/SyngentaPT

Twitter: https://twitter.com/syngentapt | Facebook: https://www.facebook.com/pg/SyngentaPTG