You are here

Share page with AddThis

Agricultores do Douro visitam fábrica Syngenta na Galiza

Noticias
11.09.2015
Agricultores do Douro visitam fábrica Syngenta na Galiza

A Syngenta proporcionou a visita de 15 agricultores do Douro à sua fábrica em Porriño, na Galiza, especializada na produção e embalamento de produtos fitofarmacêuticos, entre os quais o Cuprocol, o Force e o Isabion. A viagem, realizada a 4 de Setembro, teve a parceria do distribuidor Mário Teixeira da Silva.

A fábrica da Syngenta em Porriño, na província galega de Pontevedra, produz cerca de 12.000 toneladas de produtos fitofarmacêuticos destinados ao mercado ibérico e a outras regiões. Além de instalações fabris, a unidade produtiva integra laboratórios de formulações e controlo de qualidade e instalações para depuração de águas residuais. A fábrica aderiu ao Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS II), publicando voluntariamente os resultados relativos ao seu desempenho ambiental e sistema de gestão ambiental.

O grupo de agricultores portugueses apreciou particularmente a explicação sobre o processo de formulação e fabrico do Cuprocol, fungicida de uso habitual nas suas vinhas e pomares. «Antes da visita não fazia ideia de como se fabrica um cobre, foi muito interessante, até pelo convívio com outros agricultores e com os técnicos da Syngenta», afirma Joaquim Carvalheira, proprietário de 32 hectares de vinha em Lamego.

«Achei interessante, foi uma boa forma de mostrar o Cuprocol, a demonstração foi esclarecedora acerca da qualidade do produto, que acaba por justificar o preço», acrescenta Jorge Cambotas, fruticultor de Armamar, onde detém 30 hectares de pomares e vinha. «A diferença do processo de fabrico do Cuprocol para outros cobres é grande, o que se reflete na forma como o produto se distribui e persiste na folha», conclui Pedro Pinheiro, produtor de 35 hectares de pomar em Armamar, recordando as explicações que ouviu na fábrica da Syngenta.

Jorge Silva, sócio-gerente do distribuidor Mário Teixeira da Silva, realça a importância de «mostrar in loco como são compostos os produtos, como se fazem as formulações e qual o seu comportamento nas caldas» e congratula-se com a iniciativa que em boa hora decidiu organizar com a Syngenta.

 

A Syngenta é uma das empresas líderes no seu ramo de actividade. O grupo emprega mais de 27.000 pessoas em mais de 90 países, com um único objectivo comum: trazer para a vida o potencial das plantas. Através da excelência dos nossos cientistas, da nossa presença a nível mundial e do empenho de todos os nossos colaboradores em responder às necessidades dos nossos clientes, ajudamos a maximizar a produtividade e o rendimento das culturas, a proteger o ambiente e a melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre a Syngenta, consulte o site www.syngenta.pt o www.syngenta.com.