You are here

Share page with AddThis

À conversa com Paula Cruz de Carvalho, Sub-Diretora Geral de Alimentação e Veterinária

Noticias
24.05.2016
Ana Paula Carvalho

«É preocupante a retirada massiva de substâncias ativas na UE»

Paula Cruz de Carvalho, Sub-Diretora Geral de Alimentação e Veterinária, encara com «muita preocupação» a retirada de substâncias ativas da UE sem que existam estudos conclusivos sobre o seu risco e alternativas para proteção das culturas. Nesta entrevista à SYNTESIS revela que as formulações dos produtos fitofarmacêuticos vendidos em Portugal vão ser controladas e que ainda este ano se irão dar início aos procedimentos para que peritos independentes possam ajudar a DGAV na homologação.

Há uma restrição cada vez maior às soluções disponíveis para combate a pragas e doenças na UE. Como entidade avaliadora, que posição tem a DGAV nesta matéria?

É alarmante a retirada massiva de substâncias ativas (s.a) na UE, tendo em conta o número de pragas e doenças que têm surgido no território comunitário. Vemos com muita reserva a posição da Comissão Europeia de retirar s.a. do mercado antes de ter estudos completos e conclusivos sobre o risco das mesmas e sem que existam alternativas. Há culturas importantes em Portugal que têm poucas soluções disponíveis para controlo de pragas e doenças, precisamos de alternativas para manter a rentabilidade da agricultura. Por outro lado, há muito trabalho a fazer na área do controlo biológico, que ainda é uma “zona nublosa”. É necessária uma avaliação distinta da dos produtos de síntese e é urgente a clarificação sobre a regulamentação destes produtos a nível comunitário, para que possam ser uma alternativa à luta química.


A Syngenta é uma das empresas líderes no seu ramo de actividade. O grupo emprega mais de 27.000 pessoas em mais de 90 países, com um único objectivo comum: trazer para a vida o potencial das plantas. Através da excelência dos nossos cientistas, da nossa presença a nível mundial e do empenho de todos os nossos colaboradores em responder às necessidades dos nossos clientes, ajudamos a maximizar a produtividade e o rendimento das culturas, a proteger o ambiente e a melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre a Syngenta, consulte o site www.syngenta.pt o www.syngenta.com.