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SaniMilho- Syngenta apresenta resultados das tecnologias Artesian e Lumax

Noticias
04.10.2016
SaniMilho- Syngenta apresenta resultados das tecnologias Artesian e Lumax

A Syngenta participou no dia de campo SaniMilho, em Coruche, a 28 de Setembro, onde realizou ensaios com as suas variedades de milho Hydro e Helium, a três densidades de sementeira, aplicando o programa de proteção fitossanitária em pré-emergência Lumax. Cerca de 180 participantes observaram os resultados dos campos de ensaio de milho, na Estação Experimental António Teixeira em Coruche, onde decorre o projeto de investigação aplicada SaniMilho. Este ano estiveram em teste três densidades de sementeira – 85.000, 95.000 e 105.000 plantas/hectare – no pivot de milho instalado.

Nas parcelas semeadas com as variedades Hydro e Helium verificou-se boa sanidade das plantas e o terreno encontrava-se totalmente livre de infestantes, comprovando a eficácia da estratégia de aplicação do herbicida Lumax em pré-emergência da cultura e das infestantes, em comparação com outras parcelas do pivot, onde outras empresas usaram estratégias de controlo de infestantes em pós-emergência.

«Não existem diferenças significativas no desenvolvimento das plantas e no tamanho das maçarocas nas duas densidades de sementeira mais baixas, já na densidade a 105.000 sementes/hectare como seria de esperar, com uma densidade superior onde temos mais concorrência entre plantas, o tamanho das maçarocas é algo inferior. A expectativa que temos é grande relativamente à produção, uma vez que estamos em presença de híbridos com grande potencial produtivo para os seus ciclos. Só após a colheita poderemos concluir se a densidade mais elevada resulta num maior rendimento (ton/ha). Sendo que os dados de rendimento das nossas parcelas serão publicados oportunamente», explica Gilberto Lopes, especialista da Syngenta para a cultura do milho.

As variedades Hydro e Helium incorporam a tecnologia Artesian que ajuda a obter produtividades mais altas em condições ótimas de rega, como foi o caso no ensaio de Coruche. Mas é quando expostas a situações de stress hídrico que as variedades Artesian se destacam das convencionais, pelas menores perdas de produção.

A jornada em Coruche incluiu uma apresentação sobre a problemática da cefolosporiose, doença conhecida por murchidão tardia do milho, que já é endémica na região da Golegã e está a avançar por todo o Vale do Tejo. Os ensaios conduzidos no âmbito do projeto MaisMilho indicam que pode haver um diferença de rendimento à colheita de 4 toneladas/hectare, entre variedades sensíveis e variedades tolerantes a este fungo.

Paralelamente ao dia de campo, decorreu na Estação Experimental António Teixeira a assinatura do protocolo de constituição do InovMilho-Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo, criado pela Anpromis, o INIAV, a Câmara Municipal de Coruche, com a participação de 35 entidades públicas e privadas. Este Centro visa a elaboração de uma agenda de investigação para as culturas do milho e sorgo que sirva de orientação às políticas públicas e a promoção da competitividade desta fileira, através do uso racional e mais eficiente dos fatores de produção.

«É muito positiva a criação do InovMilho para que se dedique mais atenção e investimento aos problemas que afetam a cultura do milho. A Syngenta estará sempre disponível para colaborar neste e noutros projetos com as suas soluções integradas de sementes e proteção da cultura», remata Gilberto Lopes.

 

A Syngenta é uma das empresas líderes no seu ramo de actividade. O grupo emprega mais de 27.000 pessoas em mais de 90 países, com um único objectivo comum: trazer para a vida o potencial das plantas. Através da excelência dos nossos cientistas, da nossa presença a nível mundial e do empenho de todos os nossos colaboradores em responder às necessidades dos nossos clientes, ajudamos a maximizar a produtividade e o rendimento das culturas, a proteger o ambiente e a melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre a Syngenta, consulte o site www.syngenta.pt o www.syngenta.com.