You are here

Share page with AddThis

Syngenta apresenta soluções integradas para relvados de alta qualidade

Noticias
25.02.2015
Syngenta apresenta soluções integradas para relvados de alta qualidade

A Syngenta associou-se ao roadshow e conferência da Federação Europeia das Associações de Greenkeepers (FEGGA), que reuniu no Algarve, de 12 a 14 de Fevereiro, especialistas do setor para debater o tema «Acrescentar valor ao golfe na Europa».

A Syngenta apresenta soluções integradas que visam facilitar o trabalho dos greenkeepers na obtenção de relvados de alta qualidade. Os bicos XC são uma inovação na aplicação de produtos fitofarmacêuticos aos relvados, permitindo uma cobertura completa e uniforme e evitando desperdícios.

A Federação Europeia das Associações de Greenkeepers (FEGGA) organizou em Fevereiro, no Vila Galé Hotel – Lagos & Onyria Palmares Golf and Beach Resort, na Meia Praia, em Lagos, uma conferência onde a sustentabilidade na gestão dos campos de golfe foi tema transversal das várias apresentações: desde o design dos campos, à gestão da água de rega, à proteção e nutrição dos relvados.

A cargo da Syngenta, que é um dos patronos da FEGGA, esteve a sessão do congresso dedicada à gestão responsável dos relvados com o título «Sustentabilidade- Trabalhar o verdadeiro potencial do Golfe». À pergunta sobre o que realmente necessitam os greenkeepers para proteger os seus relvados, a Syngenta respondeu com soluções resultantes da sua investigação, que visam a melhoria da qualidade dos relvados, com menos custos associados e uma importante poupança de recursos.

A empresa apresentou a cerca de 40 greenkeepers que participaram no roadshow os bicos de pulverização XC, uma inovação na aplicação de produtos fitofarmacêuticos aos relvados, que permite uma cobertura completa e uniforme, evitando desperdícios. Numa sessão prática realizada no Onyria Palmares Golf, a Syngenta demonstrou como funciona este equipamento que utiliza tecnologia inovadora de indução de ar – incorporando uma porção de ar em cada gotícula – para reduzir o risco de arrastamento e melhorar a retenção do produto pulverizado na folha.

O desenho dos bicos XC foi desenvolvido com uma forma original de orifício que assegura uma cobertura uniforme, mesmo quando a altura da barra de pulverização diminui num terreno ondulado. Estes bicos permitem a aplicação com volumes de água mais baixos, aumentando os rendimentos dos pulverizadores.

Bicos XC da Syngenta permitem cobertura uniforme dos relvados

Menos custos de manutenção do relvado com Primo Maxx

Em linha com as preocupações de gestão sustentável dos campos de golfe, a Syngenta desenvolveu o Primo Maxx, um conceito inovador que ajuda a melhorar a qualidade dos relvados e a diminuir os custos de manutenção dos mesmos. A grande inovação do produto consiste em abrandar o ritmo de crescimento da relva, diminuindo em cerca de 50% a frequência de corte necessária para manter o relvado em estado ótimo, o que contribui para poupar gastos em mão-de-obra e combustível, e para reduzir a pegada de carbono associada à gestão do campo de golfe.

Do ponto de vista bioquímico o Primo Maxx atua bloqueando temporariamente a produção de ácido giberélico na folha da planta, o que limita o alongamento das células, ajudando a retardar o crescimento vertical da relva. O resultado visível é a diminuição da distância dos entrenós, criando-se uma relva mais compacta, suave e uniforme. Com a aplicação de Primo Maxx a relva também cresce mais forte e mais sã e resiste melhor ao stress ambiental causado nomeadamente pelo calor.

O Primo Maxx encontra-se nos estádiso finais de homologação em Portugal.

«A Syngenta quer desenvolver todo o potencial do golfe, aportando soluções integradas para greenkeepers ou gestores de campos desportivos, capazes de facilitar o seu trabalho e proporcionar relvados de alta qualidade», afirma Rui Delgado, Business Manager Lawn & Garden da Syngenta. A estratégia passa pela criação de parcerias com outras empresas, nomeadamente da área dos fertilizantes, de modo a garantir soluções completas para o tratamento dos relvados. A empresa Everris, pertencente ao grupo ICL, líder em soluções de nutrição, é um dos parceiros da Syngenta a nível ibérico. Em Portugal o parceiro escolhido é a empresa A. Pereira Jordão.

A Syngenta tem como ambição liderar o mercado das soluções de proteção das plantas para relvados nos próximos dois anos, a nível ibérico.

 

A Syngenta é uma das empresas líderes no seu ramo de actividade. O grupo emprega mais de 27.000 pessoas em mais de 90 países, com um único objectivo comum: trazer para a vida o potencial das plantas. Através da excelência dos nossos cientistas, da nossa presença a nível mundial e do empenho de todos os nossos colaboradores em responder às necessidades dos nossos clientes, ajudamos a maximizar a produtividade e o rendimento das culturas, a proteger o ambiente e a melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre a Syngenta, consulte o site www.syngenta.pt o www.syngenta.com.