You are here

Share page with AddThis

Syngenta organiza tour milho no Minho

Noticias
14.09.2015
Syngenta organiza tour milho no Minho

A Syngenta organizou, a 3 de Setembro, uma visita aos seus campos de ensaio de milho instalados na Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, em Santo Tirso, e numa exploração em Famalicão. A variedade SY Hydro, comercializada este ano pela primeira vez no mercado de silagem, conquistou uma área considerável da produção no Minho.

A Syngenta convidou um grupo de agricultores e técnicos para um tour pelos seus campos de ensaio de milho no Minho, onde apresentou quatro variedades – SY Hydro, SY Verdemax, SY Zoan e SY Inove –, sujeitas a diferentes modalidades de adubação e com um programa de proteção baseado nos herbicidas Lumax e Elumis. A visita foi realizada em parceria com a empresa Sanorte, distribuidor Syngenta na região Norte.

«A primeira grande conclusão que retiramos da visita é que os campos em que aplicámos o Lumax em pré-emergência estão favorecidos em termos de altura e desenvolvimento das plantas face à estratégia pós-emergência», explica Pedro Martins, field expert da Syngenta.

Os agricultores da região confirmam a eficácia do Lumax, mesmo quando aplicado com tempo seco e numa fase tardia. «Sou cliente do Lumax desde o seu lançamento e este ano apliquei-o em 20 hectares já no final de Maio e início de Junho, em pré-emergência, incorporado com adubo líquido, e os resultados estão à vista: os campos estão limpos de infestantes», afirma Adelino Balazeiro, produtor de 30 hectares de milho silagem em Barcelos. Outro agricultor do mesmo concelho, é peremptório: «gosto muito do Lumax, é um herbicida que os bate a todos, inclusive quando aplicado em pós-emergência precoce».

Das variedades apresentadas, o SY Hydro destacou-se tanto no ensaio como nos campos comerciais dos agricultores. «Tenho um ótimo feedback dos agricultores relativamente ao SY Hydro, mesmo num ano seco como este a variedade comportou-se muito bem em campo e já conquistou uma quota de mercado interessante neste primeiro ano nos milhos de ciclo 600», garante Filipe Carvalho, técnico da Sanorte.

O SY Verdemax, que já é conhecido na região é uma opção para «intercalar com variedades de ciclo 600, porta-se muito bem em terrenos secos, resiste bem. Já é terceira campanha que o faço, este ano fiz 8 hectares de Verdemax», acrescenta Adelino Balazeiro.

O SY Inove (FAO 600) surge como uma alternativa para colheita mais precoce e poderá ser um complemento ao SY Hydro. Quanto ao SY Zoan vem reforçar a gama Syngenta de ciclos FAO 500. «É uma opção para quem pretende semear um pouco mais tarde e obter uma silagem de qualidade com alto rendimento de matéria verde» esclarece Pedro Martins.

 

A Syngenta é uma das empresas líderes no seu ramo de actividade. O grupo emprega mais de 27.000 pessoas em mais de 90 países, com um único objectivo comum: trazer para a vida o potencial das plantas. Através da excelência dos nossos cientistas, da nossa presença a nível mundial e do empenho de todos os nossos colaboradores em responder às necessidades dos nossos clientes, ajudamos a maximizar a produtividade e o rendimento das culturas, a proteger o ambiente e a melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre a Syngenta, consulte o site www.syngenta.pt o www.syngenta.com.