You are here

Share page with AddThis

Maior conversão de água em grão

O que é?

A tecnologia Artesian permite às variedades obterem produtividades mais altas em condições óptimas de rega assim como quando expostas a situações de stress hídrico têm menos perdas de produção do que as variedades convencionais.

Em condições agronómicas e climáticas óptimas, os híbridos Artesian expressam o máximo potencial produtivo possível de ser alcançado no seu ciclo de maturação.

Estes híbridos, quando sujeitos a situações de stress pontual, são capazes de produzir de uma forma mais eficiente do que as variedades convencionais.

Os híbridos Artesian asseguram:

  • Máxima produtividade em condições hídricas óptimas.
  • Menor perda de produção em condições de stress hídrico inesperado.

As variedades com a tecnologia Artesian são híbridos que têm um maior potêncial para obter rendimentos mais altos, condições óptimas de regadio, e são capazes de gerar menos perdas quando ocorrem situações de stress hídrico, específicas durante o ciclo vegetativo.

Máxima produtividade em todas as condições

Mesmo numa parcela regada de uma forma uniforme há zonas da parcela em que a cultura pode ser sujeita a escassez de água, devido à textura do solo ou à topografia do terreno.

Como consequência da eficiência hídrica dos híbridos Artesian, estas variedades ressentem-se menos da falta de homogeneidade e garantem maior regularidade produtiva.

Uma inovação da genética

As linhas parentais destes híbridos são seleccionadas através de marcadores moleculares, com uma técnica que se baseia na identificação de partes de ADN responsáveis pela tolerância ao stress hídrico (QTL).

A característica de tolerância ao stress hídrico é validada através de ensaios de campo e após demonstrada e comprovada a característica o híbrido é identificado com a marca, Artesian

Um híbrido Artesian tolera melhor períodos de stress hídrico, melhorando a produtividade geral da exploração agrícola.

Numerosos ensaios realizados pela Syngenta (incluindo em países fora da Europa) confirmaram a superioridade dos híbridos Artesian™, quando comparados com variedades de milho convencionais.

Melhor eficiência em todos os estados vegetativos

Nas melhores condições agronómicas e climáticas, os híbridos Artesian™ são capazes de expressar o potencial de produção máxima do seu ciclo de maturação.

No caso de carências hídricas pontuais, estes híbridos são capazes de um uso mais eficiente da água disponível, permitindo assim menores perdas de produção quando comparadas com híbridos que não dispõem desta tecnologia.

Os híbridos Artesian™ asseguram:

  • Maior eficiencia hídrica.
  • Máxima produtividade em condições hídricas ótimas.
  • Menores perdas de rendimento em casos de stresses hídricos.