You are here

Share page with AddThis

Compromisso com a biodiversidade

A Syngenta Crop Protection, Lda. assumiu um compromisso para com a agricultura sustentável – produzir hoje tendo em mente as gerações futuras.

A Syngenta considera que pode contribuir para este compromisso de variadas formas, entre elas, promovendo o aumento da produtividade agrícola através da inovação e de novas tecnologias.
Nos próximos 35 anos a população deverá crescer de cerca de 6 mil milhões para mais de 8 mil milhões. As necessidades em calorias aumentarão ainda mais, uma vez que as dietas em países como a China aumentarão o consumo de carne.
Na maior parte do mundo os terrenos agrícolas são limitados e os recursos hídricos escassos. Desta forma os agricultores de amanhã terão que produzir muito mais alimentos com os recursos naturais existentes actualmente. Em simultâneo a agricultura terá que contribuir para a protecção do ambiente reduzindo, por exemplo, os gases com efeito de estufa e preservando os habitats naturais.
A expansão das áreas agrícolas para áreas naturais, de forma a responder à necessidade crescente de alimentos, pode ameaçar a biodiversidade e a sua redução torna os ecossistemas mais vulneráveis a alterações ambientais.
Isto significa que os agricultores terão que aumentar as suas produções nos mesmos terrenos agrícolas nesse sentido. Os nossos produtos assumem um papel chave para tornar este aumento possível

A biodiversidade está no coração da agricultura; é a origem de todas as culturas e constitui a sua diversidade. Sem biodiversidade não poderemos colocar alimentos nas nossas mesas e, sem um aumento contínuo da produtividade, não poderemos preservar a biodiversidade.
Veja um dos nossos projectos na área da biodiversidade:

Operation Pollinator

O nosso objectivo 

O nosso objectivo é desenvolver projectos de forma a ajudar a preservar a biodiversidade através da promoção de práticas agrícolas sustentáveis fornecendo aos agricultores instrumentos que lhes permitam desenvolver a sua actividade de uma forma economicamente viável e em simultâneo contribuir para a promoção da biodiversidade.

Este projecto passa pela criação de um habitat favorável ao desenvolvimento de insectos polinizadores os quais assumem um papel de extrema importância numa agricultura sustentável proporcionando um aumento em quantidade e qualidade da produção.


A nossa aproximação Fornecer habitats para os polinizadores através do projecto “Operation Pollinator”. Este projecto pretende fornecer o habitat essencial para o aumento da população de insectos polinizadores nas zonas agrícolas, de forma a proteger e desenvolver a biodiversidade em geral, aumentar a produtividade dos agricultores e assegurar uma agricultura sustentável.
Os insectos polinizadores são cruciais para a manutenção de muitos habitats naturais e para a produtividade de muitas culturas. Mais de 80% das culturas depende da polinização efectuada por insectos.
A preservação destes insectos depende grandemente da existência de locais para alimentação e nidificação e de práticas de gestão das culturas adequadas.
De acordo com alguns especialistas é previsível a redução, no futuro, das populações de insectos polinizadores. Gerir o habitat, especificamente para insectos polinizadores, também promove outro tipo de biodiversidade e trás benefícios ambientais reais, permitindo aos agricultores continuar a sua actividade de uma forma eficiente.

Este projecto passa pela:

  • instalação de margens nos campos agrícolas que sirvam de fonte de polén e néctar. Estas margens são constituídas por plantas adaptadas à região e que sejam uma fonte contínua de polén e néctar
  • promoção de práticas agrícolas favoráveis
  • formação de agricultores e técnicos
  • contribuição para a formação da população promovendo acções de divulgação do projecto.

Este projecto encontra-se no seu segundo ano de desenvolvimento em Portugal. Encontra-se em fase de implementação em cinco quintas em culturas representativas.
Em simultâneo encontra-se em desenvolvimento em outros países da Europa e nos Estados Unidos.


 

Para mais informações www.operationpollinator.com