24H AGRICULTURA SYNGENTA: um excelente exemplo da implementação do The Good Growth Plan em Portugal

Eventos

Há um antes e um depois das 24H AGRICULTURA SYNGENTA. Quem participa não esquece e muitos são os estudantes que voltam ano após ano. Desde 2016 já participaram cerca de 600 alunos do ensino superior e técnico agrário nesta competição formativa inédita na Europa.

A 4ª edição decorreu na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, em Portugal, a 6 e 7 de Abril, com concorrentes de 13 universidades e escolas de Portugal e Espanha, sob o mote da Economia Circular aplicada à Agricultura.

A Syngenta apadrinhou este evento desde a primeira hora e a nossa equipa em Portugal participa ativamente na preparação e avaliação das provas e acompanha os estudantes durante 24 horas consecutivas ao longo da competição. Trata-se de uma oportunidade única para ativar a marca Syngenta e partilhar os nossos valores corporativos com os futuros profissionais do setor agrícola (os estudantes de hoje, são os nossos clientes e parceiros de amanhã).

A competição engloba cerca de 30 provas, que começam às 8h de sábado e prosseguem ininterruptamente até às 8h de domingo. A Syngenta prepara várias destas provas. Numa delas questionou os concorrentes sobre os produtos da companhia homologados para controlo do míldio em citrinos e controlo do Traça-do-Limoeiro, seguindo as regras da Produção Integrada e do Modo de Produção Biológico, e levou-os a calcular a quantidade de produto a utilizar para um volume de calda e área de pomar determinados.

As provas práticas decorreram num pomar de laranjeiras, e em parceria com as marcas John Deere e pulverizadores Rocha, a Syngenta desafiou os estudantes a usar equipamentos Caliset para calibração de pulverizadores, onde tiveram de calcular o volume da calda e o débito por bico e determinar a velocidade de avanço do trator ajustada à pulverização pretendida.

Entretanto, ao longo da noite e início da madrugada sucederam-se novos desafios. A Syngenta apresentou pulverizadores de dorso e levou os alunos a experimentar e identificar o tipo de bico de cada pulverizador e em concreto os bicos anti-deriva, que melhoram a eficácia da pulverização e reduzem o impacto dos produtos no solo e nos lençóis freáticos. A boa gestão de resíduos de restos de caldas também foi abordada com uma prova teórica sobre o sistema Heliosec e, por fim, os alunos tiveram que identificar as possíveis zonas para instalar margens multifuncionais numa parcela agrícola, ficando a conhecer o projeto Operation Pollinator.

«Foi mais uma edição muito interessante onde pudemos constatar que os estudantes vibram com as provas da Syngenta, que são muito práticas e ensinam os princípios do uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos. É algo que raramente têm possibilidade de fazer durante o seu percurso académico», afirma Felisbela Torres de Campos, Regulatory & Corporate Affairs Lead for Portugal da Syngenta, que esteve no local das provas junto com os colegas Syngenta a quem dirige «um especial agradecimento aos nossos colegas António Howorth, Paula Martins, Catarina Reis, Inês Santos, Pedro Sabino, Pedro Neto e Nuno Zibaia pelo empenho na organização das 24H AGRICULTURA SYNGENTA».

«As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são uma excelente oportunidade para dar competências às novas gerações de Agrónomos e consequentemente capacitar os agricultores a fazerem um melhor uso dos recursos disponíveis, através de novas soluções tecnológicas inovadoras e seguras, fundamentais à criação de sistemas de produção mais sustentáveis e para o aumento da Biodiversidade, dada a necessidade de alimentar uma população crescente com uma dieta saudável e segura», acrescenta Felisbela Torres de Campos.

As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são mais um exemplo do claro compromisso da Syngenta e do nosso contributo para a melhoria da segurança alimentar global, evidenciando a nossa responsabilidade ambiental. Trata-se de uma excelente forma de implementação do The Good Growth Plan, que visa contribuir para a produção de mais alimentos com menos inputs, respeitando o ambiente e as pessoas.

As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são um evento da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), com a colaboração da IAAS Portugal- Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e da SFORI, empresa de formação experiencial. Além da Syngenta (patrocinador platina) participam outras empresas da área da rega, fertilizantes, tratores, alfaias e produção agrícola.

A 5ª edição das 24H AGRICULTURA SYNGENTA já está programada para Abril de 2020 na Escola Superior Agrária de Santarém.

---------

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma das empresas líderes no setor agrícola. A nossa ambição é contribuir para a segurança alimentar mundial, ao mesmo tempo que cuidamos do planeta. A nossa proposta de valor é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura, através de investigação de ponta e de soluções inovadoras para as culturas agrícolas. Com 28.000 funcionários em mais de 90 países, trabalhamos para transformar a forma de produzir plantas. Através das nossas parcerias, colaboradores e do Good Growth Plan assumimos um compromisso com a melhoria da produtividade das culturas agrícolas, a recuperação dos solos em degradação, o incremento da biodiversidade e a revitalização das comunidades rurais.

Para obter mais informações visite: www.syngenta.pt | Youtube https://www.youtube.com/user/SyngentaEPT

Twitter: https://twitter.com/syngentapt | Facebook: https://www.facebook.com/pg/SyngentaPTG