Syngenta realiza ação de sensibilização sobre agricultura sustentável no concelho de Cantanhede

Eventos

Na sequência da parceria estabelecida entre a Syngenta e a Junta de Freguesia da Cordinhã para a construção do primeiro Centro Comunitário de Lavagem de Pulverizadores e Tratamento de Efluentes Fitossanitários em Portugal, foi realizada, a 8 de Abril, junto dos agricultores da região uma sessão de sensibilização para utilização do novo sistema de tratamento de efluentes Héliosec®. A inauguração está prevista para o início de Maio.

Cerca de 80 agricultores, na sua maioria viticultores, assistiram à sessão realizada nas instalações da Junta da Freguesia da Cordinha, região onde existe a maior mancha de vinhas da Bairrada. Nas palavras do presidente da Junta de Freguesia da Cordinhã, Pedro Carrana, a implementação desta tecnologia de proteção ambiental, bem como as ações de sensibilização vêm ao encontro das necessidades dos agricultores: «este equipamento está inserido num conjunto de legislação que visa promover as boas práticas agrícolas, nomeadamente, o tratamento e encaminhamento correto de resíduos, e vai beneficiar 250 agricultores de pequena dimensão da nossa freguesia».

Durante a sua apresentação Mário Casimiro, Técnico Gestor Conta Distribuidor da Syngenta para a Beira Interior, Beira Litoral e Oeste, salientou: «faz parte do ADN da Syngenta a promoção de uma agricultura sustentável e que passa, necessariamente, por medidas de tratamento dos efluentes fitossanitários». Além disso explicou: «estamos numa zona de grande produção vitivinícola onde se fazem muitos tratamentos nas vinhas durante a campanha. Os agricultores têm necessidade de soluções para gerir de forma correta o resíduo resultante da lavagem dos seus pulverizadores».

Os agricultores estão cada vez mais conscientes da importância de uma agricultura mais amiga do ambiente. Para Idálio de Oliveira, um dos viticultores presentes na sessão, o equipamento Héliosec® «é fundamental e uma mais-valia na freguesia e na região da Bairrada para termos boas práticas agrícolas e assim garantirmos e proteção do ambiente para as gerações futuras».

O Héliosec® funciona por desidratação natural através do vento e da temperatura e elimina definitivamente os restos de calda e as águas residuais de lavagem dos pulverizadores. O sistema é composto por um tanque em polietileno com cobertura, que é montado sobre uma base de cimento. Os efluentes desidratam até à obtenção de um extrato seco, que fica depositado no filme do Héliosec®. A recolha dos resíduos é assegurada pela Syngenta.

Mário Casimiro destacou ainda que o sistema Héliosec® distingue-se por permitir a recolha de todo o tipo de resíduos, inclusive enxofre e cobre, substâncias muito utilizadas na cultura da vinha. Após a inauguração do equipamento, a Syngenta dará uma formação prática aos agricultores sobre o uso do sistema Héliosec®, bem como sobre a correta utilização dos produtos fitofarmacêuticos, calibração e regulação dos equipamentos de aplicação.

Esta ação enquadra-se no âmbito do The Good Growth Plan, o compromisso da Syngenta a nível mundial para tornar as culturas agrícolas mais eficientes, respeitando o ambiente e as pessoas. Em Portugal, a Syngenta já formou mais de 5.000 agricultores sobre Boas Práticas relacionadas com o uso de produtos fitofarmacêuticos.

A Syngenta deu ainda a conhecer aos viticultores o Ampexio, fungicida destinado ao controlo do míldio da videira, lançado no ano passado em Portugal. Este produto integra a nova geração de fungicidas sinérgicos e sustentáveis para controlar uma das principais doenças da videira.

---------

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma das empresas líderes no setor agrícola. A nossa ambição é contribuir para a segurança alimentar mundial, ao mesmo tempo que cuidamos do planeta. A nossa proposta de valor é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura, através de investigação de ponta e de soluções inovadoras para as culturas agrícolas. Com 28.000 funcionários em mais de 90 países, trabalhamos para transformar a forma de produzir plantas. Através das nossas parcerias, colaboradores e do Good Growth Plan assumimos um compromisso com a melhoria da produtividade das culturas agrícolas, a recuperação dos solos em degradação, o incremento da biodiversidade e a revitalização das comunidades rurais.

Para obter mais informações visite: www.syngenta.pt | Youtube https://www.youtube.com/user/SyngentaEPT

Twitter: https://twitter.com/syngentapt | Facebook: https://www.facebook.com/pg/SyngentaPTG