Syngenta debate os desafios e apresenta soluções para uma maior competitividade do olival e do amendoal
- A retirada de substâncias ativas e o reduzido número de aprovações de novas moléculas na União Europeia é um desafio crescente perante a intensificação das ameaças fitossanitárias.
- Efuzin é um novo fungicida no portfolio da Syngenta, à base de Dodina, e está homologado para o controlo da gafa e do olho-de-pavão no olival.
A Syngenta realizou o Colóquio Olival e Amendoal, no dia 5 de março, em Beja, reunindo várias dezenas de técnicos para debater os desafios e as oportunidades destas culturas-chave na agricultura nacional.
O impacto das tempestades nos olivais e amendoais e as suas consequências na evolução do preço do azeite e na produtividade da cultura da amêndoa foi o primeiro tema da mesa-redonda. Pepe Ocaña, CEO da empresa Tree Consulting, explicou que na Andaluzia parte da azeitona não foi colhida e a qualidade de alguma azeitona mais tardia foi afetada, levando a um diferencial de preço, pouco habitual, de até 1,5 euros/L entre azeite virgem extra e azeite lampante. “Isto fará com que os preços se mantenham altos para os azeites bons, apesar de haver uma expectativa de descida generalizada do preço do azeite este ano. Porém, a evolução dependerá da produção total em Espanha, se ficará em 1,4 milhões de litros, como se previa, e parece que não, ou se situará em 1,3 milhões (estabilidade de preços) ou em 1,2 milhões (subida de preços)”.
Os amendoais portugueses foram afetados pelas tempestades, nomeadamente, em Coruche, Almeirim e Alcácer do Sal, alguns pomares ficaram submersos e houve árvores arrancadas pela força do vento e da água. Nuno Russo, diretor executivo da Portugal Nuts, relatou que “já se verifica em alguns casos quebras na floração, o que terá impacto na quebra de produtividade, mas teremos que avaliar o impacto real no final do ciclo da cultura”.
A retirada de substâncias ativas e a reduzida taxa de aprovação de novas moléculas na União Europeia é um desafio crescente perante a intensificação das ameaças fitossanitárias. No caso do amendoal, a bactéria Xylella fastidiosa é uma nova ameaça que preocupa o setor, ao passo que a antracnose e a moniliose são doenças com grande impacto nos amendoais portugueses. A Portugal Nuts procura obter soluções fitossanitárias, em parceria com a indústria e a DGAV, e aponta a reconversão dos amendoais com variedades mais resistentes a estas doenças como alternativa no médio prazo.
“O amendoal, por ser considerado ‘Cultura Maior’, ao contrário do que acontece em Espanha ou Itália, limita muito a entrada de novos produtos nesta fileira, por exemplo, através de uma extensão de Uso Menor”, explicou João Cardoso, diretor-executivo da CropLife Portugal, acrescentado que a cada campanha é necessário recorrer a autorizações excecionais de emergência.
“No ano passado houve 27 autorizações de emergência para inseticidas, em geral, verificou-se um aumento exponencial nos últimos dois anos, que é sintomático da retirada de substâncias ativas”, exemplificou.
Na cultura do olival, as principais ameaças são a antracnose, a gafa e a mosca da azeitona, as três em conjunto levam a uma perda de produtividade de 10% a 15% e comprometem a qualidade do azeite na região do Alentejo, no cenário dos olivais em sebe, segundo um estudo realizado pela CropLife Portugal, que avaliou o impacto da retirada de substâncias ativas em diversas culturas em Portugal.
Nesta conjuntura, é necessário mais do que nunca uma estratégia de Proteção Integrada das culturas que inclua fitofarmacêuticos convencionais, soluções biológicas de proteção e bioestimulação e ferramentas digitais, como as armadilhas inteligentes para monitorização de pragas integradas na Cropwise, a plataforma de agricultura digital da Syngenta, que apoiam os agricultores na tomada de decisão sobre os tratamentos, para maior eficácia e menor impacto no meio ambiente.
Paulo Machado, diretor comercial da Syngenta em Portugal, sublinhou o importante investimento da companhia em I&D de novas moléculas, o que lhe permite lançar novos produtos inovadores como o fungicida MIRAVIS®, com a tecnologia Adepidyn™, aplicado na Europa pela primeira vez em Portugal, em 2025, com uma Autorização Excecional de Emergência para a estenfiliose da pereira, que foi renovada para 2026. A Syngenta também submeteu o MIRAVIS® a homologação, em Portugal, para aplicação na cultura da amendoeira, entre outras.
Efuzin – novo fungicida para controlo de gafa e olho-de-pavão
Gilberto Lopes, field expert da Syngenta, apresentou o Efuzin, um novo fungicida no portfolio da Syngenta, à base de Dodina, uma substância ativa da família das Guanidinas, homologado para o controlo da gafa e do olho-de-pavão. Entre as vantagens do Efuzin destacam-se: menor risco de desfoliação do que os cobre em olivais afetados por olho-de-pavão; o seu modo de ação multisitio, com menor risco de resistência. Este fungicida é ideal na primavera e no inverno, coincidindo com a máxima esporulação do olho-de-pavão, e é particularmente indicado quando a doença está instalada (ação curativa), quando há elevada pressão de infeção e há risco de chuva frequente.
Francisco Medeiro, técnico Syngenta da região Sul, destacou o Amistar Top® como uma solução importante para controlo de olho-de-pavão; é um fungicida sistémico formulado em mistura pronta à base de azoxistrobina e difenoconazol, com dois modos de ação distintos, que atuam de forma sinérgica.
João Bilro, Técnico Gestor Conta Distribuidor no Sul de Portugal, apresentou a gama de bioestimulantes, onde se destacam os produtos Vitaseve, Megafol e MCExtra.
Sobre a Syngenta
A Syngenta é líder mundial em inovação agrícola, estando presente em mais de 100 países. A Syngenta dedica-se a desenvolver tecnologias e praticas agricolas que capacitem os agricultores para que levem a cabo a transformação necessária para alimentar a população mundial preservando o nosso planeta. Os seus desenvolvimentos científicos beneficiam os agricultores e a sociedade em larga escala. Orientada pela suas Prioridades de Sustentabilidade, a Syngenta está a desenvolver novas tecnologias e soluções que ajudam os agricultores a cultivar plantas mais sãs em solos mais sãos com maior maior rendimento. A Syngenta Proteção das Culturas está sediada em Basileia, Suíça, e a Syngenta Sementes está sediada nos EUA.
Siga-nos nas nossas redes sociais: LinkedIN, X, Facebook e blog.
Nota de advertência sobre declarações prospetivas
Este documento contém declarações prospetivas que podem ser identificadas por termos como "esperar", "irá", "potencial", "planos", "previsões", "estimado", "alvo", "no caminho certo" e expressões semelhantes. Tais declarações contêm riscos e imponderáveis que podem resultar num desvio material dos resultados reais em relação às declarações aqui expressas. Consulte os arquivos da Syngenta disponibilzados publicamente junto da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA sobre esses e outros riscos e imponderáveis. A Syngenta não assume nenhuma obrigação de atualizar declarações prospetivas à luz de resultados reais, suposições alteradas ou outros fatores. Este documento não representa uma oferta ou um convite para vender ou emitir, ou uma parte de uma oferta ou solicitação, para comprar ou subscrever ações ordinárias emitidas pela Syngenta AG ou pela Syngenta ADSs e de forma alguma constitui a base ou está relacionada com um contrato para esse efeito.