Nutrição em Morangueiro
Nutrição
O fornecimento de níveis adequados de nutrientes ao morangueiro é indispensável, para a manutenção do equilíbrio entre o desenvolvimento vegetativo e a frutificação da planta, diminuindo, assim, a susceptibilidade ao ataque de doenças e pragas e por forma a obter produções de elevada qualidade.
As quantidades de nutrientes exportados pela cultura dependem da produção obtida, que varia em função da cultivar e da época de plantação.
De um modo geral, pode considerar-se que o azoto deve ser aplicado desde o início até ao final, aumentando progressivamente a dose até quando a planta atinge o máximo da sua capacidade produtiva.
O fósforo assume um papel mais importante nas primeiras fases, uma vez que é particularmente importante para a formação de tecidos novos e para a floração.
Por seu lado, o potássio assume uma importância crescente até à colheita, dada a sua influência na qualidade dos frutos.
A necessidade em cálcio é particularmente maior durante a fase de crescimento vegetativo da planta. Durante a frutificação, o cálcio é igualmente um nutriente necessário.
Sendo um constituinte da clorofila, o magnésio é indispensável à fotossíntese. A carência neste elemento, pode conduzir a uma deficiência na coloração do fruto.