You are here

Share page with AddThis

Biodiversidade

Sem biodiversidade não podemos pôr comida nas nossas mesas. E sem o aumento contínuo na produtividade agrícola não podemos conservar a biodiversidade. A Syngenta assumiu um compromisso para com a agricultura sustentável – produzir hoje, tendo em mente as gerações futuras.

A biodiversidade é o coração da agricultura. É a origem de todas as culturas e de toda a sua diversidade. É necessário proteger a biodiversidade, ao mesmo tempo que aumentamos a produção agrícola, para responder à crescente necessidade mundial de alimentos, rações e combustíveis.

A agricultura também beneficia com a biodiversidade, mas quando praticada sem responsabilidade poderá prejudicá-la, em vez de a preservar.

A nossa capacidade de alimentar o mundo é baseada na diversidade genética das plantas e exige a intensificação de práticas agrícolas sustentáveis. Um bom exemplo deste facto é a protecção integrada das culturas, que estabelece metas de conservação da biodiversidade para os terrenos agrícolas e práticas de conservação do solo que evitam a sua erosão, melhorando assim a sua estrutura.

O que é necessário para conservarmos a biodiversidade do planeta?

  • A conservação da biodiversidade depende da agricultura intensiva praticada de forma sustentável e apoiada por políticas, com a legislação adequada de suporte;
  • Os governos não deverão restringir o acesso dos agricultores às modernas tecnologias de cultivo e sistemas de gestão agrícola, porque mais alimentos necessitam de ser produzidos de forma sustentável;
  • A indústria e o governo devem coordenar esforços para a preservação e aumento da biodiversidade a nível global, e nacional;
  • Os governos deverão ser incentivados a implementarem os tratados internacionais - como a Convenção sobre Diversidade Biológica e o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança - com base em rigorosos critérios de avaliação de risco.