You are here

Share page with AddThis

24H AGRICULTURA SYNGENTA - Escola Superior Agrária de Santarém recebe maior competição formativa de estudantes universitários do país

Corporativo
14.01.2020

A 5ª edição das 24H AGRICULTURA SYNGENTA decorre a 4 e 5 Abril de 2020, na Escola Superior Agrária de Santarém. São esperados 150 estudantes de Portugal, Espanha, Holanda e Alemanha para competir e aprender sob o mote “Agricultura 4.0”. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas no site do evento: www.24horasdeagricultura.sfori.com

As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são uma iniciativa organizada sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a IAAS Portugal- Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI, empresa de formação experiencial.

A competição decorre de forma ininterrupta durante 24 horas e engloba cerca de 30 provas teóricas e práticas, através das quais estudantes da área das Ciências Agrárias, do ensino superior e técnico-profissional, testam conhecimentos e desenvolvem competências que os ajudam na transição para a vida profissional. Cada equipa concorrente deve ser composta por 3 a 5 estudantes da mesma escola ou de escolas diferentes.

A Agricultura 4.0 é o tema central da 5ª edição das 24H AGRICULTURA SYNGENTA, atendendo ao potencial das tecnologias digitais na modernização da agricultura. Os participantes vão ser submetidos, entre outras, a provas para compreender e aprofundar conhecimentos sobre a Agricultura 4.0, a revolução tecnológica em curso que ajudará os agricultores responder ao enorme desafio de produzir mais alimentos, usando menos recursos.

«As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são uma excelente oportunidade para dar competências às novas gerações de Agrónomos para que façam um melhor uso dos recursos disponíveis, através de novas soluções tecnológicas inovadoras e seguras. Este evento faz parte da implementação do plano estratégico de Agricultura Sustentável da Syngenta - The Good Growth Plan – que visa contribuir para a produção de mais alimentos com menos inputs, respeitando o ambiente e as pessoas», explica Felisbela Torres de Campos, Head of Regulatory & Business Sustainability da Syngenta em Portugal. Recorde-se que a Syngenta anunciou no final de 2019 que vai acelerar a inovação, investindo 2 mil milhões de dólares ao longo dos próximos cinco anos para ajudar os agricultores a preparar-se e enfrentar as crescentes ameaças causadas pelas alterações climáticas. Esta verba será destinada a programas com benefícios nitidamente diferenciados ou tecnologias disruptivas que permitirão uma mudança significativa nos níveis de sustentabilidade agrícola, como o uso da terra, a saúde dos solos e o controlo integrado de pragas.

«As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são um marco na vida dos estudantes de Ciências Agrárias em Portugal e pelo seu cariz inovador estão a atrair estudantes de outros países europeus. Nesta competição formativa os alunos adquirem competências não formais (pensamento crítico, cooperação, criatividade, comunicação, gestão de tempo), essenciais ao seu desempenho como futuros profissionais, e que vão para além do conhecimento técnico-científico proporcionado pela Academia», explica José Alberto Pereira, presidente da Associação Portuguesa de Horticultura.

«Para a ESAS é uma honra acolher as 24H AGRICULTURA SYNGENTA nesta região, cuja expressão do setor agrícola é evidente. A disputa desta competição em contexto profissional permitirá aos futuros agrónomos vivenciarem momentos extraordinários de partilha de conhecimentos e competências para superarem os desafios que lhes serão colocados, estimulando a sua criatividade e o espírito empreendedor», afirma Margarida Oliveira, vice-presidente da Escola Superior Agrária de Santarém.

Esta competição formativa estreou-se em 2016 e desde então já percorreu o país de Norte a Sul, envolvendo 600 estudantes e 15 instituições de ensino superior e profissional de Portugal e Espanha. Teve como escolas anfitriãs nas edições anteriores o Instituto Superior de Agronomia (em 2016), a Escola Superior Agrária de Coimbra (em 2017), a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (em 2018) e a Universidade do Algarve (em 2019).

As 24H AGRICULTURA SYNGENTA contam com o patrocínio e apoio de empresas de referência no panorama agrícola, nacional e internacional, que têm uma participação ativa na construção e realização do evento.

PATROCINADORES

Platina: Syngenta
Ouro: John Deere
Apoio Institucional: Cotesi, Galucho, Hubel Verde, Lipor/Nutrimais, Magos Irrigation Systems, Pulverizadores Rocha, TecnifertiBio

------------------

Sobre os Organizadores:

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) é a maior e mais ativa associação técnico-científica nacional na área das ciências agrárias, com fortes ligações ao meios científico, académico e profissional, a nível nacional e internacional. Em 2016 a APH comemorou 40 anos de existência. No âmbito da APH, a Horticultura inclui as diferentes fileiras de produtos de alto valor, nas vertentes de Fruticultura, Viticultura, Olivicultura, Horticultura Herbácea e Horticultura Ornamental. www.aphorticutura.pt

A IAAS - International Association of Students in Agricultural and Related Sciences, foi fundada em 1957 em Leuven, com o objetivo de promover interesses comuns dos estudantes de agricultura, está presente em cerca de 30 países com 10 000 estudantes membros. A IAAS Portugal existe desde 1961, tem sede do comité nacional no Instituto Superior de Agronomia e representação nas principais instituições de ensino superior agrário em território nacional. Atualmente conta com 7 Comités Locais: a IAAS UTAD, IAAS Coimbra, IAAS Santarém, IAAS Ponte de Lima, IAAS Porto, IAAS Évora e IAAS Viseu. www.isa.utl.pt/iaasport/

A SFORI é uma consultora de formação e desenvolvimento que assume e garante transformação dos seus parceiros. Somos reconhecidos pela nossa capacidade de inovação, customização e pelos resultados obtidos pelas nossas metodologias de intervenção, que conjuntamente com a excelência e o impacto das nossas soluções (92,5% de satisfação), ditam o nosso “claim” People Upgrade Company. O know-how e experiência acumulados, gerou a expertise necessária para que pudéssemos intervir de forma mais específica em várias áreas do desenvolvimento de pessoas, arquitetando programas avançados, onde são usadas uma multiplicidade de ferramentas e metodologias que visam como fim único, o gerar retorno para o negócio, através da potenciação do desempenho dos colaboradores.
www.sfori.com