You are here

Share page with AddThis

Fungicida ORTIVA e herbicida RIFIT da Syngenta obtêm Autorização Excecional de Emergência

Protecção de culturas
30.03.2020
Syngenta estabelece novos objetivos para enfrentar as alterações climáticas através da Inovação

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) concedeu uma Autorização Excecional de Emergência (AEE), por 120 dias, ao fungicida ORTIVA da Syngenta para controlo de antracnose (Colletotrichum coccodes) da batateira.

De acordo com a autorização concedida pela DGAV, a pedido da PORBATATA, o tratamento com ORTIVA deve ser realizado à plantação, com aplicação na linha de sementeira à dose de 3L/ha e com baixo volume de calda (80 – 150L/ha). Está autorizada uma aplicação durante a campanha. O Ortiva é um fungicida de largo espectro à base de azoxistrobina, atuando no controlo preventivo dos fungos em diversas culturas.

O herbicida RIFIT da Syngenta obteve uma Autorização Excecional de Emergência para o controlo das infestantes Alisma spp., Heteranthera spp., Echinochloa spp. e Cyperus spp na cultura do arroz. O RIFIT pode ser aplicado uma vez durante a campanha em pré-sementeira, à dose de 2-2,5 L/ha, ou em pós-emergência, até á 3ª folha verdadeira (BBCH 08-13), à dose de 2 L/ha. O volume de calda aconselhado é 200-300 L/ha. A autorização foi concedida pela DGAV, a pedido da ORIVARZEA, por um período de 120 dias.

O RIFIT é um herbicida seletivo formulado com uma nova substância ativa - o Pretilaclor – que pertence a uma nova família química (grupo K3) e foi usado pela primeira vez na cultura do arroz em Portugal, em 2019, através da 1ª AEE.

«Recorde-se que 74% dos herbicidas que se aplicam em Portugal na cultura do arroz pertencem aos grupos químicos A e B, aos quais algumas infestantes já desenvolveram resistências. O Rifit é uma boa ferramenta para uso numa estratégia anti-resistências, em uso alternado com herbicidas de outras famílias químicas», explica Gilberto Lopes, field expert da Syngenta.

---------------------------------------

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma das empresas líderes no setor agrícola. A nossa ambição é contribuir para a segurança alimentar mundial, ao mesmo tempo que cuidamos do planeta. A nossa proposta de valor é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura, através de investigação de ponta e de soluções inovadoras para as culturas agrícolas. Com 28.000 funcionários em mais de 90 países, trabalhamos para transformar a forma de produzir plantas. Através das nossas parcerias, colaboradores e do Good Growth Plan assumimos um compromisso com a melhoria da produtividade das culturas agrícolas, a recuperação dos solos em degradação, o incremento da biodiversidade e a revitalização das comunidades rurais.

Para obter mais informações visite: www.syngenta.pt | Youtube https://www.youtube.com/user/SyngentaPT

Twitter: https://twitter.com/syngentapt | Facebook: https://www.facebook.com/pg/SyngentaPTG
Nota Imprensa